Como
surgiram os números? Como surgiu a matemática? Quem foram os primeiros povos a
utilizá-la?
A MESOPOTÂMIA
Segundo os estudos nessa área, a
Matemática teve seus primeiros registros feitos pelos antigos povos que viviam
na Mesopotâmia, entre os Rios Tigre e Rio Eufrates.
Os
registros foram feitos por volta de 4000
a.C., e eram todos em tábuas de argila. A mais famosa é a Plimpton 322.
A
matemática era mais usada para o comercio e para a agricultura, sendo que os
registros encontrados continham faturas, recibos, créditos e juros. Eles também
utilizavam muito os pesos e as medidas nessa época, para fazerem seus negócios.
A geometria usada era bem precária e
quase toda prática, o que os povos dessa época mais usavam eram valores
aproximados para áreas e volumes.
O
sistema de numeração usada era posicional e a base utilizada era 60. Eles
também inventaram a Algebra e desenvolveram a divisão e a multiplicação,
incluindo a criação da raiz quadrada e a raiz cúbica.ática era maião e
a multiplicação, incluindo a criação da raiz quadrada e a raiz cúbica.
O EGITO
Essa
civilização floresceu por volta dos 3000 a.C., nas margens do Rio Nilo. Seus
registros eram feitos em papiros e pedras, por isso não se tem muitos hoje em
dia. Os papiros mais importantes são o de Ahmes (ou Rhind), escrito em 1650
a.C. e o Papiro de Moscou.
Papiro de
Ahmes ou Rhind
Papiro de
Moscou
Os problemas encontrados nos papiros
eram, de maioria, geométricos e práticos. Utilizavam muito a matemática para
solucionar os problemas práticos, como por exemplo, a área do circulo, sendo
igual 8D/9. Também era utilizada no Calendário Solar.
Na Aritmética, se usava muito a
multiplicação da sucessão de duplicações. Ex: 26 X 33. A razão também era
utilizada. Foram os egípcios que estimaram o valor de π para 31/8 = 3,125
(aproximadamente).
Seu
sistema de numeração não era posicional e sua base era 10 – usavam sete
símbolos.
símbolos.
HINDU
Nessa época se usava mais a
numeração oral e os tratados matemáticos eram redigidos em versos, como o
exemplo da Regra do Falso.
EX: A idade de Ana, somada de outro
tanto como ela, somada com a sua metade, com a sua terça parte e com a sua
quarta parte, dá o resultado 148. Qual a idade de Ana?
Solução: Usaremos o número 12, como
numero falso para a idade de Ana, pois ele é divisível por 2,3 e 4, que são
frações envolvidas no problema. Usando o numero 12 e seguindo as indicações do
problema: 12 (idade) + 12 (outro tanto como ela) + 6 (sua metade) + 4 (terça
parte) + 3 (quarta parte) = 37. Veja que o resultado final de 37 e não 148 como
estava no enunciado, então, vamos fazer o seguinte ajuste:
|
Número
(idade)
|
Resultado
|
Falso
|
12
|
37
|
Verdadeiro
|
x
|
148
|
Temos agora
que resolver a seguinte proporção:
12/x =
37/148
x =
12x148/37
x = 48
Sendo
assim, Ana, na realidade, tem 48 anos.
Esses foram os primeiros povos a
utilizarem símbolos matemáticos parecidos com os símbolos que usamos hoje.
Foram eles que também inventaram o Xadres.
A matemática teve um de seus grandes
estudiosos nessa época, Bháskara, que resolvia problemas usando a Regra da
Inversão. Abaixo temos um exemplo de como se aplica essa regra.
EX: O
problema faz parte do texto Lilavati de Bhaskara: “Linda donzela de olhos
resplandecentes, uma vez que entendeis o método de inversão correto, dizei-me
qual é o número que multiplicado por 3, depois acrescido de ¾ do produto,
depois dividido por 7, diminuído de 1/3 do quociente, multiplicado por si
mesmo, diminuído de 52, pela extração da raiz quadrada, adição de 8 e divisão
por 10 resulta no número 2?” Pelo método de inversão começamos com o número 2 e
operamos para trás.
Assim,
[(2)(10) – 8]2 + 52 = 196 , √ 196 = 14, (14) (3/2)(7)(4/7) ÷ 3 = 28
Assim,
[(2)(10) – 8]2 + 52 = 196 , √ 196 = 14, (14) (3/2)(7)(4/7) ÷ 3 = 28
Ficou faltando explicar a inversão.
ResponderExcluir